A estrutura do Rotary e o REDISTRITAMENTO dos anos 1990

  O Rotary Internacional possui uma estrutura internacional e DISTRITAL, que foi elaborada para apoiar os clubes nas atividades de prestação de serviços humanitários em suas comunidades e no exterior.
Conselho Diretor
Entre os 19 rotarianos que integram o conselho diretor do RI, figuram o presidente atual da organização e o presidente eleito. O referido conselho reúne-se trimestralmente para deliberações.

 Secretaria

O Rotary International está sediado em Evanston, cidade vizinha a Chicago, no estado de Illinois, Estados Unidos. A organização possui sete escritórios internacionais localizados na Argentina, Austrália, Brasil, Coreia, Índia, Japão e Suíça. O escritório do RI para a Grã-Bretanha e Irlanda (RIBI) fica na Inglaterra. O secretário geral é o executivo-chefe de operações da entidade.

 Zonas

Os distritos são organizados em 34 zonas com um número praticamente igual de rotarianos tendo como responsável diretores com mandatos de 2 anos.

 Distritos

Os clubes estão agrupados em 530 distritos, cada qual liderado por um governador, que junto com os governadores assistentes e as várias comissões formam o grupo de líderes distritais de apoio aos clubes. 

NASCIMENTO DOS DISTRITOS NO BRASIL E A HISTÓRIA DO DISTRITO 4610

Até 1927 os clubes do Brasil encontravam-se sob a supervisão direta do Conselho Diretor do RI. Com a criação do Distrito 63, os clubes brasileiros encontraram-se momentaneamente, sob a administração de Governadores.

A partir de 1929, passou o Brasil a integrar um Distrito exclusivo. O de número 72. Seus administradores tinham uma área imensa a percorrer, mas um número exíguo de clubes – no início, apenas doze (RJ, SP, Santos, BH, Juiz de Fora, Niterói, Petrópolis, Campos, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Ribeirão Preto).

Os Governadores deste grande Distrito foram alcunhados de “Tomés de Souza”, comparando-os com os Governadores-Gerais de nossa história.

“Tomes de Souza” foram: Edmundo de Carvalho (1929-1930) e Armando de Arruda Pereira (1935-1936), membros do RC São Paulo, e mais sete outros Governadores que administraram o imenso Distrito até sua divisão em 1938.

Com divisões e subdivisões, chegamos em 1956 ao distrito 461 que no ano rotário de 1990-91,na gestão do Governador Nelson Aparecido Célico do RCSP Sumaré, FOI REDISTRITADO, dando origem a MAIS outros dois distritos – 4420 e 4430.

Nessa ocasião, o distrito 461 foi acrescido de um Zero conforme determinou o Conselho Diretor do Rotary International e passou a denominar-se “Distrito 4610”, a partir do ano rotário 1991-92, sendo o seu primeiro Governador Sizenando Affonso do RC de Osasco.

 Clubes

Rotarianos são associados de Rotary Clubs que, por sua vez, estão ligados ao Rotary International (RI). Cada clube escolhe seus dirigentes e tem considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno da organização. Em suma: Os clubes é que são sócios do Rotary International.

Conclusão 

 A importância do momento histórico

OLHAR PARA TRÁS e contemplar tudo que foi realizado pelo nosso querido “Rotary Club” nos anima a prosseguir: campanhas bem sucedidas por novos sócios, inúmeras realizações comunitárias, ações educacionais, programas de saúde, erradicação de enfermidades… foram muitos desafios que JÁ FORAM SUPERADOS!

Entretanto é preciso, também, OLHAR PARA A FRENTE, e pensar nos desafios que nos são colocados a cada dia para fazer frente às dificuldades que AINDA TEMOS que enfrentar: escassez de recursos, redução do quadro de associados, crise econômica, desmotivação e outros tantos.

Que todos nós, do RCJB, tenhamos a devida consciência do momento histórico pelo qual estamos passando neste instante e da importância de que esta assembléia se reveste, para decidirmos com a sabedoria e o bom senso que de nós é exigido.